Atividade foi conduzida pela Comissão de Ética em Enfermagem (CEE) da unidade e reforçou a importância do atendimento humanizado

A Comissão de Ética em Enfermagem (CEE) da Policlínica Estadual da Região Oeste – São Luís de Montes Belos realizou treinamento com as equipes da enfermagem, farmácia, laboratório, radiologia e recepção sobre “Acolhimento a Pacientes Portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”.

De acordo com a Comissão de Ética da Policlínica, um ambiente seguro pode transformar a vida do paciente atendido. “A adesão dos profissionais em acolher os pacientes, proporcionando um atendimento humanizado”, afirmou enfermeiro Cairo Vinicius.

A enfermeira Mariana Pereira destacou que é preciso acolher os pacientes de forma humanizada, aprendendo a respeitar as crenças, religiões e etnias, oferecendo um serviço de qualidade é essencial. “Ao realizar um atendimento ter sempre como meta a excelência. Respeitando sempre a ética profissional e moral”, explicou.

A comissão enfatizou a importância do atendimento humanizado. “Cabe aos profissionais de saúde garantir que os portadores de IST estejam incluídos em ações voltadas para a prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento dos mesmos. Tolerância, respeito, ética, conhecimento, bom humor e simpatia são bases para a construção de relacionamentos eficazes ’, frisaram.

É preciso respeitar as diferenças e individualidade de cada ser humano. Para isso, a equipe deve buscar um olhar de acolhimento e não julgamento. “Proporcionar ao paciente respeito durante o tratamento, faz com que caráter profissional seja exercido no âmbito do trabalho. Um profissional da saúde deve se colocar à disposição e proporcionar um tratamento digno mediante qualquer situação”, finalizou o técnico de enfermagem Jeferson Santos.

Fonte: Diário da Manhã