Carreta da Prevenção atendeu servidoras da Alego, com exames de mamografia e Papanicolau
Durante três dias de atendimentos, são realizadas na unidade móvel ligada à Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos 94 mamografias e 99 coletas de exame citopatológico
Em alusão ao Março Lilás, campanha que conscientiza sobre o combate ao câncer de colo de útero, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino vinculada à Policlínica de São Luís de Montes Belos esteve na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Goiânia, nos dias 14, 15 e 16 de março, para realizar mamografia e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau).
A Carreta da Prevenção tem uma estrutura moderna, com a capacidade de atender 78 mulheres por dia. Nos três dias de atendimento na Alego, foram realizadas 94 mamografias e 99 coletas de exame citopatológico.
A servidora Maria José Alves Barbosa, 69 anos, que trabalha na Alego como terceirizada, foi uma das mulheres atendidas pela carreta. Ela revela que toma o cuidado de realizar anualmente todos os exames de rotina solicitados pelo médico ginecologista como medida de prevenção, evitando qualquer surpresa.
“Até agora, os meus cuidados têm dado certo. Sempre busquei agir preventivamente e, graças a Deus, nunca tive nenhum problema de saúde relacionado ao câncer”, coemorou Maria José.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente, depois do de pele não melanoma, com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde