Profissional da Carreta da Prevenção atende uma das mulheres de Baliza que buscaram serviço itinerante
De segunda (15/8) até a tarde desta quinta-feira, mais de 150 mulheres do município puderam realizar os exames de mamografia e Papanicolau sem necessidade de agendamento ou pedido médico
A cidade de Baliza foi o destino da Carreta da Prevenção vinculada à Policlínica Estadual da Região Oeste – São Luís de Montes Belos, neste semana. O serviço itinerante de atenção à saúde da mulher está no município desde segunda-feira (15/8) e permanece até o fim da tarde desta quinta-feira (18).
Mais de 150 mulheres do município puderam realizar os exames de mamografia e papanicolau sem necessidade de agendamento ou pedido médico. Bastava comparecer à unidade móvel com documento pessoal e cartão SUS. O atendimento, em livre demanda, das 8h às 17h. Até a manhã desta quinta-feira, 18, foram realizadas 107 mamografias e 82 coletas de exame citopatológico.
A mamografia é realizada em pacientes de 40 a 69 anos. As mulheres com idade diferente precisam de uma justificativa médica junto com o pedido. Já o exame citopatológico é realizado a partir dos 25 anos até os 64.
A unidade móvel tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia e Papanicolau para promover diagnóstico precoce de doenças, o que aumenta as chances de cura.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde