Equipe da Policlínica de São Luís de Montes Belos que participou da palestra sobre qualidade de vida no trabalho
Ação faz parte da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) da unidade de saúde
A Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos realizou nesta terça-feira (18/7), uma palestra sobre qualidade de vida no trabalho, ação faz parte da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) da unidade de saúde.
Segundo a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do Centro UNIBRASILIA, Carolina Almeida, a qualidade de vida no trabalho é entender o contexto que o colaborador está inserido, o que é necessário para suas tarefas, e de que maneira esse colaborador pode ser bem-sucedido sem prejudicar sua saúde.
“Qualquer que seja a estratégia utilizada pelas empresas, fato é que existe a necessidade de cuidar da saúde do colaborador que deve ser inerente a qualquer processo avaliativo. A saúde precisa ser levada em consideração, bem como a sua qualidade de vida pessoal e do trabalho”, explicou.
A Qualidade de vida no trabalho (QVT) é um índice de satisfação do colaborador no trabalho, medido a partir dos níveis de saúde e bem-estar, ambiente físico, interação social, crescimento pessoal entre outros. “É essencial para a diminuição do turnover (taxa de rotatividade) e o sucesso do negócio”, disse a supervisora de faturamento da Policlínica e membra da Cipa, Tânia Maria de Mendonça.
A responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) Kárita Monielly, revela que quando as empresas trabalham essa temática, as vantagens são inúmeras. “A produtividade, a atenção e a motivação aumentam. É possível melhorar o ambiente organizacional e diminuir também as despesas relacionadas a tratamentos de saúde”, finalizou.
Texto e foto: Julianna Adornelas/Instituto Gênnesis