Profissionais analisaram fatos sobre o tema e atestaram a veracidade das informações
A Policlínica Estadual da Região Oeste – São Luís de Montes Belos realizou uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, lembrado em 5 de maio. As ações, voltadas para os colaboradores da unidade, foram realizadas pelo Serviço de Controle de Infecção Ambulatorial (SCIA), em parceria com o Núcleo de Qualidade e Segurança do paciente (NQSP).
Por meio de dinâmica, a ação visou uma abordagem mais assertiva e descontraída sobre o tema, com intuito de assegurar maior efetividade no conteúdo. “A atividade foi realizada in loco, onde os colaboradores escolhiam no pote um papel com uma pergunta. Após lerem a questão, eles respondiam se fato era verdade ou fake”, explicou a enfermeira do SCIA, Heriadni Priscila,
De acordo com a enfermeira, o treinamento em loco estabelece mais proximidade com os colaboradores. “Ele otimiza o tempo dos profissionais, não havendo a necessidade de se ausentar do setor, o que aumenta a participação nas atividades propostas”, disse.
A responsável pelo NQSP da unidade, Kárita Monielly, ressalta que se as regras forem seguidas corretamente, é possível reduzir a transmissão de infecções e promover a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde. “Vale lembrar, no entanto, que não apenas dentro da unidade essas regras devem ser seguidas”, concluiu.
Fonte: Diário da Manhã