Treinamento prepara equipe para situações de combate ao princípio de incêndio
A Policlínica de São Luís de Montes Belos realizou nesta segunda-feira, 21, um treinamento para os brigadistas da unidade de saúde, um grupo formado por colaboradores treinados para agir em caso de emergência
De acordo com o técnico de segurança do trabalho Pablo Ferreira , a equipe da brigada de incêndio age no combate de princípio de incêndios, na identificação e eliminação de riscos, como na orientação dos demais colaboradores para evacuarem o local em segurança. “Quando o incêndio foge do controle, os brigadistas são orientados a chamar ajuda do Corpo de Bombeiros da região, através do telefone 193”, explicou.
Segundo Pablo, a brigada de incêndio está prevista na Norma Regulamentadora (NR-23), que trata das ações de prevenção a incêndios. “Ela é uma exigência legal. Toda a empresa com mais de 20 colaboradores deve contar com uma equipe capacitada para saber o que fazer em caso de princípio de incêndio” , disse.
O técnico de segurança do trabalho destaca que os brigadistas têm a missão de organizar o plano de evacuação do prédio em caso de risco iminente; trabalhar em conjunto com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas ações de prevenção a incêndio; checar constantemente as condições dos equipamentos obrigatórios de prevenção a incêndio, como extintores e hidrantes e participar ativamente dos treinamentos oferecidos.
Fonte: Diário da Manhã