Divulgação

Equipe tem o intuito de auxiliar na produtividade e melhorar qualidade dos serviços prestados, promovendo evoluções contínuas no gerenciamento do sistema

Visando o bem-estar físico e mental dos colaboradores, a Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos implantou na unidade o Comitê Ergonômico (COERGO), que é composto por uma equipe multiprofissional, com profissionais da assistência, setor administrativo e do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

O Comitê Ergonômico (COERGO) é uma opção de controle de monitoramento e melhoria contínua, de baixo custo e manutenção efetiva. É também uma ferramenta que possibilita o envolvimento e a participação dos profissionais de todas as áreas dentro de uma organização.

O presidente do COERGO, Pablo Sousa, explicou que o comitê atuará de forma ativa nas tomadas de decisões referentes às ações corretivas e preventivas no que diz respeito a conforto ambiental, produtividade e melhor qualidade dos serviços prestados. “O intuito é promover melhorias contínuas em toda esfera do gerenciamento do sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho”, comentou.

O comitê atua em conjunto com SESMT e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A norma regulamentadora de nº 17, NR-17 “ergonomia”, através da Análise Ergonômica do Trabalho-AET, desenvolve medidas de prevenção, que possam ser realizadas ações que neutralizem ou minimizem os impactos que podem causar riscos ao trabalhador.

“Isso pode ser realizado não só no ambiente em si, mas com treinamentos específicos e direcionados; acompanhamento de perícias e organização de ações que contemplam o ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador”, afirmou Pablo Sousa.

Fonte: Diário da Manhã