Adornos usados em ambientes de saúde abrigam agentes patogênicos, aumentam o risco de infecção e comprometem a segurança dos pacientes
A Policlínica Estadual de São Luís de Montes a ação Adorno Zero para conscientizar os profissionais. Da unidade de saúde. A atividade realizada pelo Serviço de Controle de Infecção Ambulatorial (SCIA) reforçou a importância do não uso de adornos no ambiente de saúde.
A campanha busca o cumprimento da Norma Regulamentadora (NR) 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
A responsável do SCIA, Heriadni Priscila, visitou todos os setores da unidade e alertou sobre os
perigos do uso de acessórios durante a jornada de trabalho. “Os adornos usados em ambientes de saúde abrigam agentes patogênicos, aumentam o risco de infecção e comprometem a segurança dos pacientes. Isso porque eles dificultam a higienização adequada das mãos e de superfícies corpóreas”, disse.
A profissional destaca que a ação é importante para os profissionais de saúde. “O cumprimento da NR 32, visa garantir nossa segurança e de nossos familiares, evitando que agentes patogênicos sejam transportados para nossas residências. E, ao não utilizarmos adornos, podemos garantir também a segurança dos nossos pacientes”, afirmou.
Priscila destaca que é preciso ter clareza que o não uso de adornos no ambiente de saúde ajuda a evitar acidentes físicos, químicos e biológicos, preservando a saúde de todos.
Fonte: Diário da Manhã