Profissionais do HESLMB debatem processos para obter bolsas de ostomias na unidade
Capacitação aborda dispensação das bolsas de colostomias e urostomias aos pacientes da unidade do Governo de Goiás no município e região
A Policlínica Estadual da Região Oeste, em São Luís de Montes Belos, iniciou no mês de janeiro o atendimento a pacientes ostomizados. Para prestar um serviço de qualidade e humanizado a esses pacientes, a unidade do Governo de Goiás realizou uma capacitação para toda a equipe assistencial, para explicar sobre o fluxo que o paciente deve seguir para conseguir as bolsas de ostomias.
A unidade dispensa bolsas de colostomias e urostomias aos pacientes da região. O treinamento foi conduzido pela gerente de enfermagem, Arciani Martins, e a gestora de cuidados Mirian Aparecida. De forma dinâmica, as gestoras apresentaram para os participantes os tipos de bolsas existentes de que a unidade dispõe. “Com a equipe capacitada e treinada no serviço de ostomizados, podemos dar uma atenção e cuidado mais específico para cada paciente”, afirmou Arciani.
As bolsas de colostomia, ileostomia ou urostomia são dispositivos colocados nos estomas de eliminação. Por sua vez, estomas são aberturas feitas cirurgicamente para eliminação de fezes, gases e urina, a partir da projeção de parte do intestino ou das vias urinárias até a superfície do abdômen.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde