Evento abordou os conceitos da Contabilidade de Custos como custeio por absorção, estruturação de centros de custos, custos diretos e indiretos, custos fixos
A Consultoria de Custos Interna do Instituto Gênnesis, Organização Social, que faz a gestão da Policlínica de São Luís de Montes Belos, em parceria com a Gerência Técnica Corporativa, promoveu um treinamento e apresentação dos números referentes ao custeio da unidade de saúde. A atividade teve como público-alvo o grupo gestor e colaboradores chaves do processo, relativo ao primeiro semestre de 2023.
O encontro abordou a metodologia estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, demonstrando através das portarias nº33/2015-GAB/SES e nº749/2015-GAB/SES a forma de apuração e manuseio da Gestão de Custos. Foram apresentados conceitos da Contabilidade de Custos como custeio por absorção, estruturação de centros de custos, custos diretos e indiretos, custos fixos e variáveis, critérios de rateios e itens de produção.
O intuito do evento foi de aprimorar e disseminar a cultura da gestão de custos, que já se encontra implantada na unidade desde a inauguração da mesma, visando redução e redistribuição do custeio na unidade. “A atividade abordou as melhores práticas na gestão de insumos no uso do paciente, apresentando formas de redução de custos a todos os níveis da organização. Também foram discutidos os pontos de produção que devem atender ao contrato de gestão, firmado entre o Estado e o Instituto Gênnesis, atual administrador da unidade”, explicou o consultor de gestão de custos Guilherme da Silva Castro.
Para a gerente operacional da Policlínica de SLMB, Nilzangela Queiroz, o momento foi enriquecedor. “Houve insights e partilhas de ações que podem ser administradas por qualquer colaborador, e até mesmo pela alta gestão. Ao longo do treinamento foi possível perceber que a organização social tem apresentado números de forma controlada, atendendo aos requisitos firmados entre a contratante e a contratada”, afirmou.
Fonte; Diário da Manhã