Data alerta para a importância de medidas de prevenção
Em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, lembrado em 24 de junho, a Policlínica Estadual da Região Oeste – São Luís de Montes Belos realizou treinamento, in loco, sobre o Protocolo de Queda. A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), serve para alertar pessoas de todas as idades, mas principalmente os idosos sobre os riscos de queda.
O Protocolo de Queda, refere-se a Meta 6 de Segurança do Paciente, que tem por objetivo identificar o risco de queda dos pacientes e agir preventivamente, evitando esse tipo de evento e possíveis lesões causadas por ele. Na Policlínica, o risco assistencial relacionado à queda é identificado por pulseira na cor amarela.
“É imprescindível ter uma atenção especial aos pacientes com risco de queda. Temos que observar com precisão aqueles com histórico de quedas, pessoas com mobilidade reduzida, idosos, pacientes que usam determinados tipos de medicamentos, portadores de doenças que afetam a visão, a força muscular, a coordenação motora e outras questões que se enquadrem como potenciais geradores de risco de queda”, assegurou a enfermeira responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Kárita Monielly,
A gerente de enfermagem da Policlínica, Arciani Martins, ressalta que a avaliação do risco é realizada a partir da admissão, com base nas condições clínicas e necessidades do paciente. “Todos os pacientes são orientados quanto aos riscos e às medidas de prevenção. Dessa forma, uma equipe bem treinada além de ser capaz de reduzir o número de acidentes em uma unidade, também é extremamente útil para reduzir os seus impactos”, afirmou.
Durante a ação, foi entregue um fôlder educativo, exemplificando o que é queda, processos indispensáveis na admissão e dicas de como evitar queda na unidade de saúde.
Fonte: Diário Da Manhã