Campanha tem o intuito de conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança na cadeia medicamentosa
A Policlínica Estadual da Região Oeste, em São Luís de Montes Belos realiza de 17 a 28 a campanha Abril pela Segurança do Paciente, com foco na segurança medicamentosa.
A analista do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Policlínica, Kárita Monielly, explica que de 17 a 20, a atividade vai abordar a importância da conferência dos nove certos antes da administração de medicamentos. “Já de 24 a 28 de abril a campanha vai falar sobre a dispensação segura de medicamentos, identificação do risco de alergia no paciente, o envolvimento dele nesse processo; e ainda fortalecer as notificações de farmacovigilância.
De acordo com a profissional, a proposta principal da campanha é conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança na cadeia medicamentosa e envolver o paciente nesse processo.
Grande parte dos eventos adversos estão relacionados a erros na administração de medicamentos equivocada relacionada à dose, à via de administração e ao tipo de droga. Assim é necessário ter atenção no manuseio, na prescrição e na administração de medicamentos para evitar eventos adversos”, explicou a analista.
Kárita destaca que os treinamentos promovem a inclusão de padronização das atividades, reduzindo a possibilidade de falhas, aumentando a chance de interpretá-las antes de causar injúria ao paciente.
Fonte: Diário da Manhã