Treinamento abordou as intervenções que são feitas após uma pessoa sofrer mal súbito ou algum acidente até que o socorro especializado chegue

A Policlínica Estadual da Região Oeste, em São Luís de Montes Belos, promoveu no mês de abril uma série de treinamentos para a equipe de enfermagem. Nesta segunda-feira, 24, a capacitação foi sobre primeiros socorros, o conteúdo foi ministrado pelo enfermeiro do ambulatório Cairo Vinícius e pelo socorrista do SAMU Rafael Henrique.

Os palestrantes abordaram sobre como lidar em casos de queda, convulsões, parada cardiorrespiratória e engasgos de adultos, recém-nascidos e crianças. Com aula teórica e prática, os participantes puderam visualizar um pouco de cada ação ensinada.

Para a responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Kárita Monyelle, a agilidade nos primeiros socorros é essencial para manter os sinais vitais da vítima e preservar suas chances de sobrevivência até que o atendimento específico seja realizado. “Nessas situações, a ausência de uma equipe preparada pode custar caro demais”, explicou.

De acordo com Kárita, a capacitação dos colaboradores ajuda a minimizar ao máximo os possíveis danos físicos, sociais ou emocionais. “Cabe ao profissional de saúde exercer com domínio as técnicas até possibilitar socorro e segurança a vítima”, afirmou

O técnico de enfermagem Jefeson Alves dos Santos destaca que pequenas atitudes como observar o local, decidir um modo seguro para executar manobras e saber lidar com o público ao redor do acidente são atitudes essenciais. “Sempre que possível, durante qualquer incidente pedir alguém para acionar o serviço de socorro móvel para garantir a continuidade do atendimento”, frisou.

Fonte: Diário da Manhã